Blefaroplastia: o que é? Qual idade ideal para fazer cirurgia na pálpebra?
- Dr. Kim Lima Nascimento

- 15 de dez. de 2023
- 4 min de leitura

Blefaroplastia: o que é?
A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia da pálpebra, é um procedimento de rejuvenescimento palpebral a partir da retirada do excesso de pele e gordura da região dos olhos, preservando a funcionalidade das pálpebras. É um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica devido aos benefícios estéticos, com raras complicações¹.
Para quem é indicada a blefaroplastia?
A cirurgia pode ser indicada para homens e mulheres adultos de diversas faixas etárias.
A busca pelo procedimento é mais frequente a partir da meia-idade, quando há maior perda de colágeno e, consequentemente, maior flacidez na pele. No entanto, pessoas mais jovens podem ter indicação de blefaroplastia devido a presença de gordura e até mesmo por questões hereditárias (familiares).
O procedimento pode ser completo, manipulando toda a área ao redor dos olhos, ou parcial, ocorrendo somente na pálpebra superior ou na pálpebra inferior. Essa orientação é realizada após avaliação clínica do paciente pelo cirurgião plástico.
Durante a consulta, um dos tópicos mais importantes a serem analisados é a expectativa do paciente quanto à realização da blefaroplastia. Nessa avaliação, o cirurgião plástico deve alinhar com o paciente quanto às possibilidades técnicas do caso.
Principais queixas de quem busca pela cirurgia da pálpebra
Um dos principais motivos na busca pelo procedimento é o rejuvenescimento do olhar. Porém, os relatos são diversos e dependem de cada caso, considerando queixas funcionais e estéticas.
Dificuldade para enxergar devido ao excesso de pele;
Olhar cansado e tristonho;
Presença de bolsas de gordura;
Aspecto de pele enrugada.

Contraindicações²
Apesar de ser uma cirurgia rápida, existem algumas situações que devem ser evitadas para maior segurança do paciente. A blefaroplastia é contraindicada em caso de:
Patologias que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
Indivíduos com condições oculares graves.
Para saber se você tem indicação de blefaroplastia, é necessário passar por avaliação do cirurgião plástico.
Quais são os benefícios da blefaroplastia?
Os benefícios da cirurgia de pálpebra são vários, pois além de apresentar melhorias estéticas na região dos olhos, contribui principalmente para uma melhor qualidade de vida do paciente.
Ajuda a enxergar melhor: ao retirar o excesso de pele, é possível recuperar parte do campo de visão, principalmente em pacientes com idade mais avançada;
Remove excesso de gordura: o procedimento retira as bolsas de gordura que ficam ao redor dos olhos;
Elimina rugas finas: retirada de excesso de pele da pálpebra inferior;
Facilita a maquiagem: a cirurgia diminui a aparência de cansaço e deixa o olhar mais leve, o que leva à redução na quantidade de maquiagem depositada na área dos olhos.
Como é feita a cirurgia de blefaroplastia?
A cirurgia pode ser feita em hospital ou em centro cirúrgico de clínicas especializadas, sob anestesia local e sedação. Independente da sua escolha, o procedimento é indolor no intraoperatório e também no pós-operatório.
A duração da cirurgia varia entre 1 e 2 horas. Apesar de ser relativamente rápida, exige uma série de cuidados antes, durante e depois da sua realização. Confira as principais etapas da cirurgia²:
Anestesia: administração de medicamentos para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação oral, intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você;
Marcação: Essa é uma das etapas mais importantes, na qual o cirurgião plástico utiliza canetas específicas para sinalizar as áreas a serem manipuladas. A marcação é planejada para deixar as cicatrizes bem escondidas dentro das estruturas naturais da região das pálpebras;
Incisão e fechamento: este é o intraoperatório, o momento de retirada do excesso de pele e gordura. A sutura normalmente é realizada com pontos internos e estes ficam completamente inaparentes;
Curativo: aplicação de curativos na área dos olhos para proteção da incisão. É recomendado uso de curativos em tapping (ou bandagem), que auxiliam no controle de edemas, inchaços e reduzem a chance de surgimento de hematomas.
Como é a recuperação e o resultado da blefaroplastia?
Os cuidados no período pós-operatório são fundamentais para que a sua cirurgia seja bem-sucedida.
Não é necessário afastamento das atividades regulares. Porém, é importante reforçar que a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico e exige disciplina no cumprimento das orientações passadas pelo cirurgião.
Evitar esforço físico por 7 dias;
Evitar exposição solar por 30 dias;
Realizar compressas frias por 14 dias;
Utilizar as medicações e pomadas recomendadas;
Comparecer aos retornos indicados (7, 30 e 90 dias).
A retirada dos pontos normalmente é feita entre 7 a 10 dias após a cirurgia. Entretanto, o resultado final poderá ser observado após 3 meses.
Pode haver indicação de tratamentos estéticos complementares, como drenagem linfática e laser de CO2 fracionado para otimizar o processo de cicatrização.
Quais profissionais fazem blefaroplastia?
O profissional mais indicado para realização de cirurgia da pálpebra é o cirurgião plástico.
Existem casos que oftalmologistas especializados em procedimentos estéticos também estão aptos a exercer este procedimento cirúrgico.
Independente da sua escolha, é importante que você avalie com cautela e tenha confiança no profissional.
Qual o preço de blefaroplastia?
O preço da cirurgia de pálpebras depende de diversos fatores, como a indicação (se é em uma ou mais áreas), se é realizada em hospitais ou em centro cirúrgico de clínicas especializadas. O valor também pode mudar entre as regiões do Brasil. A média de preço em São Paulo é de R$ 7.000,00 a R$ 25.000,00.
Lembre-se de que blefaroplastia é um procedimento cirúrgico e seus resultados são duradouros. Portanto, busque indicação de profissionais de confiança e aproveite para tirar todas as suas dúvidas durante a consulta, uma dica é levar as perguntas anotadas diante da consulta com o profissional.
Referências consultadas:
1. UNIFESP. Lydia Masako Ferreira. Guia de Cirurgia Plástica. Capítulo 78. 1ª Edição - 2007.
2. Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Cirurgia de Pálpebra. Disponível em: https://www.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/face/cirurgia-de-palpebra/. Acesso em dezembro, 2023.

Comentários